Como surgiu o consórcio

A palavra consórcio vem do latim consórtiu e significa a relação de um sócio com outro. O consórcio surgiu originalmente no Brasil durante os anos 60, quando um grupo de amigos, funcionários do Banco do Brasil, tiveram a ideia de criar um fundo que gerasse renda suficiente para aquisição de automóveis. A instalação da indústria automobilística no Brasil e a escassa oferta de crédito no mercado da época fizeram com que esse sistema fosse se tornando cada vez mais popular. Assim se formou o sistema de consórcio no Brasil. Num sistema de consórcio são reunidas pessoas que pretendem adquirir um determinado bem, como um imóvel ou um caminhão, por exemplo, após reunido o grupo são estipulados os valores junto a administradora de consórcio que irá administrar o dinheiro arrecadado para a aquisição do bem, também irá estipular a taxa de administração que será cobrada dos consorciados.Os grupos de consorciados podem ser de dois tipos distintos: 

  • Grupo Homogêneo – Nesse tipo de grupo todos os consorciados têm interesse na aquisição de um bem com o mesmo valor monetário, como por exemplo, um automóvel de determinada marca e determinado modelo.

  • Grupo Misto – No grupo misto os consorciados estão interessados em adquirir bens de valores monetários diferentes.


O objetivo do consórcio é possibilitar concessão de crédito para determinadas aquisições dos mais variados bens de consumo desde motos, até mesmo barcos e aviões, sem os juros abusivos e sem burocracia extrema. Para que se faça a concessão do crédito pretendido o consorciado precisa estar com seus pagamentos em dia, cumprindo esse requisito o consorciado recebe uma carta de crédito por meio de lance ou sorteio.

Consórcio hoje é a melhor escolha de compra planejada, como uma poupança, não se paga juros bancários e nem é necessário dar entrada para aquisição de determinado bem.

BANCO CENTRAL DO BRASIL
O sistema de consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. O Banco Central é a autoridade competente para os assuntos relativos ao Sistema de Consórcios, atuando como órgão Normatizador e Fiscalizador do exercício da atividade de administração de grupos de consórcio.

 

ABAC
A ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, é uma entidade de classe que representa as Administradoras que atuam no Brasil. Busca o aperfeiçoamento das normas e dos mecanismos do sistema além de atuar como interlocutora perante as autoridades competentes e aos consorciados.

NOSSOS SERVIÇOS

- Consignado

- Consórcio

- Consórcio contemplado

- Capital de Giro

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Rua Paula Ramos, 1199, Florianópolis/SC

CEP: 88080-401

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram

© 2016 Crédito Capital. Todos os direitos reservados.